O light jockey (LJ) é um profissional especialista em iluminação. Pode ser responsável pela montagem de equipamento, assumindo funções como técnico de audiovisual, mas as suas funções centram-se na programação e operacionalização de controladoras e robótica de iluminação.
Ao longo de cada evento, o LJ passa muitas vezes despercebido, por assumir funções como técnico de audiovisual e estar mais focado noutras componentes do evento, principalmente nas fases que antecedem a dinâmica de pista. É muito comum que o técnico de audiovisual tenha de montar e operacionalizar equipamentos diversos, antes da sua performance como LJ. No entanto, o seu potencial criativo é explorado no momento mais divertido da festa, quando o público se encontra na pista de dança e a iluminação é o impulsor secundário e auxiliar da diversão das pessoas. A iluminação é um dos pilares mais importantes porque cria o ambiente e define os comportamentos que as pessoas começam por adotar quando ouvem as primeiras músicas. Ao longo da dinâmica de pista, existe toda uma evolução da variedade de cores, velocidade dos feixes e efeitos de luz e desenvolvimento das formas e misturas criativas por parte do LJ, conciliando a sua arte com o trabalho do DJ e adaptando a iluminação à progressão musical.
Um verdadeiro LJ é mais do que um profissional que liga e desliga as luzes! É alguém cuja formação é desvalorizada e cujo trabalho só é percecionado pelo público mais atento, durante a dinâmica de pista e após a conclusão do evento, essencialmente através das memórias captadas pelas equipas de fotografia e vídeo. Quando existem momentos intensos ao longo de uma festa, como palmas e sorrisos, risos e saltos, gritos e euforia, uma grande parte dessas sensações devem-se ao trabalho LJ. É o LJ que controla a iluminação e apaga todas as luzes, criando um efeito de black out, provoca strobs com luzes brancas a piscar rapidamente antes do refrão de uma música e ilumino o espaço inteiro da festa com uma única cor, criando um efeito de suspense inacreditável! O LJ pode e deve ser considerado um “mestre das luzes”, principalmente quando consegue controlar e dominar mais equipamento para além da robótica da pista de dança em simultâneo.
O LJ consegue controlar múltiplas fontes de sinal DMX, manipulando diversos equipamentos e robótica em simultâneo. Os equipamentos de robótica presentes na dinâmica de pista são denominados de moving heads, robôs com cabeças amovíveis, criando movimento e feixes de luz distintos dependendo das suas funcionalidades. Podem ser spot ou wash, disparando feixes de luz multidirecionais criativos ou pintando manchas de luz, respetivamente. Contudo, para além disso, o LJ consegue ainda controlar projetores wireless distribuídos pela sala ou pelo espaço da festa, muitas vezes utilizados como soluções de iluminação decorativa ou fazendo parte integrante da dinâmica de pista. Para além disso, pode ainda ter um sistema com equipamento complementar noutras fases do evento, atribuindo cores e pintando fachadas, árvores, esculturas ou pormenores arquitetónicos, através de robótica profissional destinada a este fim, como citiy colors ou archipainters.
Portanto, após toda esta descrição, é cada vez mais imperativo que se percecione o LJ como um dos elementos mais importantes de uma equipa de trabalho no que diz respeito ao entretenimento e ao foro do âmbito audiovisual. É um elemento com características técnicas muito particulares e o seu campo de ação também deve incluir competências socais, tendo uma postura de simpatia e cordialidade para com o público. É muito comum que seja o LJ a filtrar alguns pedidos musicais por parte de alguns convidados, conseguindo proteger o DJ de possíveis distrações na realização do seu trabalho. Se é verdade que uma festa não acontece sem música, mas pode ocorrer sem iluminação, também é verdade que a iluminação é o elemento audiovisual que transforma e eleva a qualidade da experiência audiovisual dos participantes do evento.
Para finalizar, resta apenas referir que é muito importante educar o público e fazer as pessoas compreenderem que podem instruir-se musicalmente, mas também devem compreender cada vez melhor a iluminação, idealizar conceitos e ter noções das capacidades e possibilidades dos equipamentos. Principalmente porque o evento é uma experiência no seu todo e a iluminação faz parte dessa mesma experiência. As memórias de cada convidado ficam nas suas mentes, conservando a perceção da experiência, mas as memorias fotográficas não captam som ou música, captando apenas a iluminação em cada fotografia. Os vídeos tornam-se mais vivos e dinâmicos quando têm variações de luz, cores, formas e efeitos visuais, necessitando sempre de iluminação decorativa e na dinâmica de pista para se tornarem em memórias únicas e especiais. Como tal, a iluminação é fulcral em toda a experiência e regra geral, o mérito deve-se ao trabalho do LJ.